
Panorama do mercado fitness: crescimento constante para quem traz novidades e segurança a investidores
A rede Evoque que somou 43 unidades em apenas oito anos e pretende ter pelo menos dez novos franqueados em 2025, é a bola da vez e referência no segmento
Vários levantamentos apontam que o Brasil é um dos países que mais têm academias, alternando com os Estados Unidos, há duas décadas, a primeira posição nesse ranking quantitativo. Segundo os conselhos regional e federal de educação física (CREF/CONFEF), existem 57 mil academias cadastradas no país, e a previsão é que haja um aumento de 9% até o final de 2025. Nos últimos dez anos, o crescimento foi de 195%.
Longe de estar saturado, o mercado fitness brasileiro acena sempre para novos negócios. Mas, em um segmento de alta competitividade, avança mais quem é rápido no gatilho ao mostrar potencial de crescimento ao mercado investidor e a novos parceiros.
Nesse cenário, a jovem rede de academias Evoque, criada em 2018, na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo, vem ganhando destaque. Em oito anos, passando por uma pandemia, o grupo já acumulou 43 unidades em todo país.
Em fevereiro desse ano, a rede implantou o sistema de franquias, com a previsão de pelo menos 10 novas unidades pautadas nesse sistema de negócios ao final de 2025. “Uma delas já foi inaugurada e outras quatro serão abertas em breve, mostrando que nossa marca, gestão e modelo de negócios conseguem se destacar no mercado, trazendo confiança ao investidor e a proprietários que desejam mudar a bandeira do empreendimento”, conta Rodrigo Hasi, sócio e CEO da Evoque.
Diferenciais
A rede aposta em modelo único de negócios chamado híbrido (low price full service), que oferece mensalidade em conta para o bolso do consumidor e um vasto cardápio de modalidades, algumas delas exclusivas. O sistema de franquias adotado tem a taxa de adesão mais econômica do mercado fitness do país: 90 mil reais.
Com capital de giro de cerca de 150 mil reais e de instalação de até 700 mil reais (que cai na mudança de bandeira, conhecida como retrofit, para até 400 mil reais por já existir uma base), a expectativa de retorno proporcionada pela franquia Evoque varia entre 18 e 24 meses. O faturamento mensal ficaria entre 100 e 200 mil reais. “Nossa proposta, em diferentes frentes de negócios, é, sem dúvida, um dos nossos alicerces de crescimento. Não é sem motivo que faturamos 90 milhões de reais em 2024”, completa Hasi.
Sobre a Evoque. Fundada em 2018, em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, a rede de academias Evoque conta com 43 unidades e mais de 65 mil alunos em todo país. Trata-se de uma marca em franca expansão, um modelo híbrido, muito bem estruturado e com serviços de excelência, entre academia de bairro e low cost. Tem a vantagem de oferecer diversos tipos de atividades físicas, incluindo artes marciais, dança, treinamento funcional e bike indoor, além de serviços de fisioterapia. academiaevoque.com.br