Projeto cultural “Música nos Distritos” levou cultura, educação musical e apoio psicossocial a crianças, jovens e idosos na zona rural de Londrina.

 

Os distritos da Warta, Irerê e Maravilha foram contemplados com as ações e mais de 4 mil pessoas foram impactadas com. Governo do Paraná, Copel, Mixer Instrumentos e Supermercados Amigão apoiam a iniciativa.

 

Qual futuro poderemos oferecer às nossas crianças? Como tirá-los do tempo excessivo das telas e da ociosidade e oferecer novos estímulos à criatividade, ao aprendizado e à interação social?

Pensando nessas lacunas e problemas sociais que a Associação Arte e Cultura de Londrina – CORRE,  desenvolveu ao longo do ano o projeto “Música nos Distritos”, trazendo uma nova experiência e aprendizado para mais de 460 crianças e jovens da  rede municipal de ensino nos distritos da Warta, Irerê e Maravilha, na rural de Londrina, no norte do Paraná.  Nos mesmos locais, as oficinas “Vez e Voz”  que ofereceram atendimento psicológico às famílias também tiveram um papel importante.

 

Alunos da educação municipal de diferentes faixas etárias puderam participar do projeto que ofereceu aulas de musicalização infantil, teclado, violão e canto coral nas escolas. Foto: Serginho Pirez/Divulgação.

No projeto as crianças e jovens participaram de aulas de teclado, violão, canto e coral e musicalização infantil ministradas semanalmente por professores qualificados, que viajavam até os distritos para garantir que todos tivessem acesso a esse importante conteúdo cultural de forma gratuita. Puderam participar estudantes de diferentes faixas etárias com o objetivo de despertar e desenvolver o interesse pela música.

 

Além das oficinas, os alunos realizaram também apresentações culturais na própria instituição para outros alunos, comunidade escolar e também familiares e puderam se apresentar em eventos como o “Festa é Cultura”, durante a 2a Festa Rural do Distrito da Warta, no último final de semana.

A maestrina Rose Andreia Castanho, responsável pela idealização e coordenação do projeto, ressalta a importância dessa ação para a democratização da educação e a valorização da cultura nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. “Levar a música para dentro dos distritos é um passo importante para garantir o acesso à educação cultural para todos, independentemente da localização geográfica. Vimos o impacto positivo que o projeto teve na vida dos alunos e das famílias com as nossas ações, e ficamos muito felizes com os resultados”.

A iniciativa reforça o compromisso com a democratização da cultura e a educação musical aos jovens, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas, mantém esses jovens afastados da criminalidade e das drogas, além de promover o fortalecimento da identidade cultural local.

Ao longo do ano os alunos aprenderam a educação musical na prática e também se apresentaram em eventos. Foto: Serginho Pirez/Divulgação

Estendendo os atendimento aos moradores do distrito, o projeto contou ainda com as oficinas “Vez e Voz”, em que em rodas de conversas com psicólogos foram oferecidas a mulheres, idosos e adolescentes indicados pela escola e também pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para receber o atendimento. Foram abordados
temas como direitos fundamentais, cultura e sociedade, os caminhos da violência, saúde mental, gênero e diversidade, avaliação e integração, além de temas de interesse dos grupos.

Com o sucesso desta edição, o projeto almeja expandir suas atividades no próximo ano, levando a música a mais comunidades e contribuindo para a formação de novos talentos em outros distritos e também a mais estudantes, como também a rápida necessidade de ampliação das oficinas com psicólogos devido a sua grande procura.

O “Música nos Distritos” foi possível graças ao Governo do Estado do Paraná, por meio do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), patrocínio da Copel, Supermercados Amigão e apoio da Mixer Instrumentos Musicais, que estiveram juntos para ofertar um futuro diferente e a possibilidade de novos sonhos para as famílias.

 

Previous post Sarah Jessica Parker revela detalhes da 3ª temporada de And Just Like That
Next post Mineradoras têm até 31 de dezembro para negociar dívidas com a ANM