Projeto da Cia A Hora da História incentiva a leitura com contação de histórias e outras ações no Bixiga

Em setembro, aos domingos, o projeto No Bixiga tem Leitura oferece gratuitamente atividades para aproximar o público dos livros e suas narrativas 

As ações acontecem nos dias 04, 11, 18 e 25 de setembro: das 11h às 14h, com a banca de livros e a mediação de leitura; e das 14h às 15h, a contação de histórias ou bate-papo com autor, com a Cia A Hora da História e convidados 

 

No projeto No Bixiga tem Leitura, a Cia A Hora da História, dirigida pelas atrizes e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, leva contação de histórias, conversas com autores, disponibilização de acervo literário e mediação de leitura, todos os domingos, no espaço público da Praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade, e conta com diferentes grupos e autores ao longo do tempo.

“A ideia é levar a literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, e o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes. Elas ressaltam que o evento tem também livros com acessibilidade em Braille e está previsto atuação de intérprete de libras em dois dias de evento na praça Dom Orione.

Os encontros artísticos acontecem nos dias 04, 11, 18 e 25 de setembro. Além das narradoras da Cia A Hora da História, Camila Cassis e Natália Grisi, este mês o autor Paulo Netho conta uma história e lança seu livro O monstro medroso.

Proseadeiras

 

Nos dias 04 e 18 deste mês, Camila Cassis e Natália Grisi, também apresentam a contação itinerante Proseadeiras, na Vila Itororó. As duas atrizes usam figurinos que lembram ilustrações de livros e narram breves histórias para adultos e crianças, em um projeto que une literatura, música, artes cênicas e artes plásticas.

Com duração de até 5 minutos e com uma grande mala – feita também com acabamento em papel -, as artistas usam objetos e adereços para narrar, para todo tipo de público, pequenos contos populares e de autores brasileiros como Machado de Assis, Clarice Lispector, Stanislaw Ponte Preta, Marina Colasanti, entre outros.

Confira a programação do mês de setembro:

SETEMBRO

04/09 – ARROZ, FEIJÃO, HISTÓRIA E MACARRÃO! / CIA A HORA DA HISTÓRIA

Imagine uma cesta cheia de coisas gostosas: pães, frutas, verduras, bolos, sucos, tortas, cereais… Humm, só de pensar já dá uma fominha! E se cada alimento ainda trouxesse sua história? É esse o grande jogo que vai acontecer no Arroz, Feijão, História e Macarrão!. Uma apresentação que une história, poesia e comida, e que fala sobre alimentação. Ah, não podia dar uma mistura melhor. E na receita, ainda tem muita brincadeira, música, interação, curiosidades sobre alimentos. Com a Cia A Hora da História. Apresentação com interpretação de libras.

11/09 – CONTOS DA ÁFRICA E DO BRASIL / CIA A HORA DA HISTÓRIA

Uma contação de histórias que traz contos apresentados com o uso de recursos cênicos, interação com o público e música ao vivo. A apresentação traz referências da cultura afro-brasileira, contos com personagens negros, com situações que falam sobre discriminação e inclusão, ou mesmo, fábulas e histórias tradicionais de países africanos como Nigéria e Gana. Com a Cia A Hora da História.

18/09 – HISTÓRIAS PRA CANTAR, MÚSICAS PRA BRINCAR / CIA A HORA DA HISTÓRIA

É uma atividade voltada ao público infantil, e que une diferentes linguagens artísticas e resulta num misto de história, música e brincadeira. Nesta apresentação super interativa, o público participante é convidado a cantar, se desafiar e imaginar, ouvindo histórias cantadas e jogando brincadeiras musicais. Trava-línguas, parlendas e poesias também completam a atividade. A proposta é uma vivência que une características de uma sessão de contação de histórias às de um momento de brincadeiras e vivência musical. O público tem uma participação ativa no desenrolar da apresentação: a música é nosso percurso e a brincadeira é o nosso fim! Com a Cia A Hora da História.

25/09 – PAULO NETHO

O poeta e escritor Paulo Netho estará no projeto para bater-papo com os frequentadores da praça Dom Orione e moradores do Bixiga. Além disso, o autor lançará o seu mais novo livro: O monstro medroso. Entre curiosidades de sua vida, poesias e histórias, nessa conversa porosa com Paulo Netho, o público vai conhecer outras obras do poeta osasquense como: Bolinho de chuva e outras miudezas; Como assim?! e Conversinhas. Todos os seus livros são destinados ao público infantojuvenil.

No Bixiga tem Leitura
Aos domingos (de 04 a 25/09/2022)
das 11h às 14h mediação de leitura e disponibilização de acervo para livre leitura

às 14h – ações artísticas
Local:  Praça Dom Orione, Bixiga

Proseadeiras

Dias: 04 e 18 de setembro, 16h30.

Local: Vila Itororó: R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista | Telefone(11) 3253-0187

Livre | Grátis

FICHA TÉCNICA

Contadoras de Histórias:

Cia A Hora da História: Camila Cassis e Natália Grisi

Autores:

Paulo Netho

Mediadora de Leitura: Magê Blanques

Produtor: Wilson Mandri

Ambientação: Diego Dac

Cenotécnico: Roberto Tomasim

Produção executiva: Marcia Rocha

Realização e Idealização: Cia A Hora da História

Informações para a imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques – marcia@canalaberto.com.br – 11 99126 0425

Daniele Valério – daniele@canalaberto.com.br – 11 98435 6614

Flávia Fontes – flaviafontes@canalaberto.com.br – 11 9 8187 8462

Projeto viabilizado através do EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, Secretaria Municipal de Cultura.

Previous post Aline Barros lança “Poder pra Salvar”, mais uma emocionante canção do projeto que celebra 30 anos de carreira
Next post 4° SERRA FOLK ANIMARÁ O FIM DO INVERNO NA REGIÃO SERRANA DO RJ